A supressão da vegetação é o procedimento de retirada de uma porção de vegetação de um determinado espaço, seja ele urbano ou rural, com o intuito de usar a área anteriormente ocupada pela vegetação para a implantação de algum empreendimento, como por exemplo: Parques Solares, Parques Eólicos entre outros.
A Autorização de Supressão de Vegetação (ASV) é o instrumento que disciplina os procedimentos de supressão de vegetação nativa em empreendimentos de interesse público ou social submetidos ao licenciamento ambiental pela Diretoria de Licenciamento Ambiental Federal (Dilic) do IBAMA.
Buscando garantir o controle da exploração e comercialização da matéria-prima florestal efetivamente explorada nos empreendimentos licenciados pelo IBAMA e o controle da exploração e transporte no resgate de espécimes da flora.
Possuímos quadro técnico especializado para garantir sucesso nas demandas dos nossos clientes solicitados pelo órgão fiscalizador em âmbito federal, estadual e municipal.
Dispomos de equipamentos devidamente qualificados para a execução da Supressão da Vegetação com máquinas pesadas como, tratores de esteira, retroescavadeiras, trituradores até motosserras para uma execução eficaz.
Como também detemos profissionais qualificados para execução de todos os programas ambientais solicitados pelo órgão ambiental em qualquer estância.
Este plano de recuperação é solicitado pelos órgãos ambientais como parte integrante do processo de licenciamento de atividades degradadoras ou modificadoras do meio ambiente como também, após o empreendimento ser punido administrativamente por causar degradação ambiental.
O Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) consiste em um conjunto de propostas para a mitigação dos impactos ambientais provocados por um empreendimento.
A Geostring elabora todo o projeto de restauração das áreas e também o executa, o que pode abranger serviços de revegetação (estabilização biológica), geotécnica (estabilização física) e remediação ou tratamento dos terrenos (estabilização química).
O PTRF é um documento para qualquer proprietário que necessite de autorização para intervenção ambiental em áreas de preservação permanente – APP (Lei 12.651/2012), onde é apresentado junto ao Processo Administrativo de Regularização Ambiental, propondo medidas mitigadoras e compensatórias obrigatórias ao empreendedor que provocou alguma intervenção ambiental em áreas consideradas de Preservação Permanente, ou mesmo que tenha “herdado” o passivo ambiental.
O PTRF serve para recompor a flora local e atuar como medidas de compensação. A elaboração e execução ocorre desde a cuidadosa seleção de espécies plantadas, preparo do solo, plantio, manutenção e manejo da vegetação.
O Inventário Florestal é o procedimento para obter informações sobre as características quantitativas e qualitativas da floresta e de muitas outras características das áreas sobre as quais a floresta está desenvolvendo. Cada inventário é único, e o tipo de inventário a ser utilizado, vai depender de diversos fatores.
A GEOSTRING possui uma equipe especializada para realização do projeto, levando a elaboração e acompanhamento da execução de seu Inventário Florestal, sendo emitido relatório.
A metodologia arqueológica é o conjunto de técnicas empregadas para prospecção, escavação e análise arqueológica. Em arqueologia a metodologia empregada é importante, uma vez que a escavação é um método invasivo, que conjectura do sitio arqueológico. Com ajuda de métodos geofísicos possibilitamos maior eficiência de acordo com a necessidade do cliente.
• Assessoria e Auxílio ao preenchimento da FCA – (Ficha de Caracterização de Atividade);
• Programa de gestão de bens culturais tombados, valorados e registrados;
• Salvamento arqueológico;
• Monitoramento arqueológico;
• Avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico;
• Avaliação de potencial de impacto ao patrimônio arqueológico;
• Educação patrimonial.
É a ciência que estuda as cavidades naturais e outros fenômenos cársticos, nas vertentes da sua formação, constituição, características físicas, formas de vida, e sua evolução ao longo do tempo.
A geologia, geografia, hidrologia, biologia (bioespeleologia), climatologia, arqueologia e Química são algumas das ciências que contribuem para o conhecimento espeleológico.
Dentro da espeleologia existem uma gama de estudos específicos, ou seja, especialidades.
Estudos geoespeleológicos: diagnóstico de qualidade do contexto físico da caverna.
Estudos Paleontológicos: as cavernas constituem áreas chave para compreensão do processo de transição da biodiversidade, onde passado e presente convivem por meio da ocorrência de fósseis, subfósseis.
Estudos Espeleobiológicos: campo do conhecimento biológico e ecológico, dedicado ao estudo dos ecossistemas que se estabelecem no meio subterrâneo e seus componentes.
A Geostring elabora qualquer um desses estudos desde o projeto a sua execução.
O estudo de impacto ambiental EIA em conjunto com o RIMA, serve para demonstrar à população interessada e que será de certa maneira afetada com o empreendimento, os benefícios e os malefícios que tal empreendimento imporá na região.
Neste estudo de impacto ambiental EIA são considerados, levantados, monitorados e avaliados todos os aspectos, ambientais, econômicos, sociais antes do empreendimento.
O estudo de impacto ambiental EIA se aplica principalmente a implantação de grandes empreendimentos ou aqueles que poderão causar significativa alteração na microrregião, tais como fábricas de papel e celulose, linha ferroviária, siderurgia, metalurgia, indústrias químicas, aeroportos, barragens, hidroelétricas, usinas nucleares, Parques Solares e outras, além de empreendimentos com grande impacto, tais como, aterro de produtos perigosos. Esse é o objetivo deste estudo de impacto ambiental EIA.
Para este estudo nossa empresa detém quadro técnico devidamente especializado.
A Hidrossemeadura é um processo de plantio por jateamento de uma solução de alta viscosidade contendo sementes, fertilizantes, Mulch de Fibra de Madeira com Fixadores e Aditivos. Esta solução é aplicada por hidrojateamento no solo onde fica aderida e possibilita a germinação das sementes e desenvolvimento da vegetação em todos os tipos de solo. Hidrossemeadura com Mulch de Fibra de Madeira dispensa trabalhos de preparo do solo como coveamento ou picoteamento.
É uma membrana ecológica anti-erosão que se instala mediante projeção dos produtos sobre o terreno e que se adapta ao micro relevo da forma do solo. Esta membrana, uma vez seca, pode ser regada periodicamente e permite a conservação do solo e das sementes.
É uma membrana ecológica anti-erosão que se instala mediante projeção dos produtos sobre o terreno e que se adapta ao micro relevo da forma do solo. Esta membrana, uma vez seca, pode ser regada periodicamente e permite a conservação do solo e das sementes.
O levantamento aerofotogramétrico é um dos métodos utilizados para o mapeamento da superfície terrestre. O voo fotogramétrico é realizado por uma aeronave, na qual é acoplada uma câmera fotogramétrica que cobre toda a área a ser mapeada.
Para obter uma cobertura completa do terreno a ser representado, as fotografias aéreas são tomadas de modo sobreposto. Com o auxílio de um aparelho fotogramétrico, realizase a restituição, processo de confecção do mapa, através de um modelo tridimensional.
Ao contrário da fotogrametria, o LiDAR é uma tecnologia de sensoriamento remoto capaz de coletar dados topográficos e estruturais de ambientes florestais simultaneamente, ou seja, é capaz de penetrar a vegetação, coletando coordenadas 3D diretamente ao nível do solo.
Os sistemas LiDAR basicamente estão apoiados sob dois tipos de plataformas: o laser scanner aerotransportado, do acrônimo em inglês ALS (Airbone Laser Scanner) e o laser scanner terrestre, TLS (Terrestrial Laser Scanner). O laser aerotransportado é o indicado para estudos topográficos, devido a sua capacidade de mobilização e potencial de aquisição de uma grande quantidade de pontos com alta precisão.
O conceito de posicionamento pelo RTK (Real Time Kinematic) baseia-se na transmissão instantânea de dados de correções dos sinais de satélites, do(s) receptores instalados nos vértices de referência aos receptores que percorrem os vértices de interesse. Desta forma, proporciona o conhecimento em tempo real de coordenadas precisas dos vértices levantados. O posicionamento pelo RTK pode ser feito pelo método convencional ou em rede.
Fundada em 1993 com a sua razão social CCAL Consultoria e Auditoria Ltda, passou a ser denominada GEOSTRING SOLUTIONS a partir de meados 2016. A partir desta mudança vem atuando no mercado da Consultoria, Treinamentos, Auditoria em vários seguimentos de mercado, Meio Ambiente, Geofísica Aplicada, em Estudos de Viabilidade, Geologia, Engenharia, entre outros serviços, tanto na sua elaboração como na sua execução. Buscando sempre capacitação e adequação para as demandas de serviços de acordo com as necessidades de seus clientes.
Os estudos geológicos e geotécnicos são fundamentais para a compreensão e definição de fatores do solo ou rocha através da execução de alguns ensaios tais como, sondagens podendo ser através do método de percussão ou a trado, ensaios de campo ou de laboratório.
Este estudo é desenvolvido para obter informações concretas do terreno onde ainda vai ser implantado um empreendimento.
Ele serve para fornecer informações técnicas aos projetos de engenharia civil, na aquisição de materiais para construções em geral como por exemplo: na construção de barragens, na construção de estradas, nos estudos prévios para implantação de Parques Solares, Parques Eólicos, investigação do solo e água subterrânea, entre outros
empreendimentos.
Possuímos equipamentos e quadro técnico devidamente especializado para a obtenção de um estudo seguro e eficaz.
Estudo da estrutura, da composição, das propriedades físicas e dos processos dinâmicos da Terra. Diferente da Geologia cujo estudo da Terra é feito via observações diretas das rochas, a Geofísica investiga o subterrâneo através de medidas indiretas. Assim com a Geofísica de prospecção ou de exploração utilizamos levantamentos/métodos como os sísmicos, elétricos, eletromagnéticos, potenciais (magnético e gravimétrico), radiométricos, geotérmicos etc. Além da perfilagem geofísica de poços.
A investigação geofísica do interior da Terra consiste em fazer medições na superfície ou próxima a ela. Estas medições são influenciadas pela distribuição interna das propriedades (parâmetros) físicas. A análise das medições pode revelar como é que as propriedades físicas do interior da Terra variam vertical e lateralmente. Grande parte do conhecimento terrestre, abaixo das profundidades que se podem atingir por intermédio de furos, é proveniente de observações geofísicas.
Os levantamentos podem ser terrestres, aéreos e marinhos. Aplicamos a Geofísica, em água subterrânea, combustíveis fósseis, geotermia, geotécnica, contaminação ambiental e investigação de minérios em geral como ouro, ferro etc.
Algumas de nossas técnicas geofísicas já aplicadas:
Levantamento batimétrico relacionado às medições de profundidade de uma determinada massa de água (mares, rios e lagos). Para realizar essa medição, são utilizadas eco sondas, responsáveis por transmitir o pulso de som na água.
Este método de investigação geofísica amplamente utilizado na geologia e em outras áreas, baseado na reflexão de ondas de radar nas interfaces dielétricas do solo. Através de uma antena transmissora utilizam-se ondas eletromagnéticas.
Parte do sinal transmitido é refletido nas interfaces de materiais com distintos valores de permissividade dielétrica (ε), indicando mudanças nas propriedades elétricas no meio geológico.
Este método consiste na introdução de uma corrente elétrica no subsolo e no cálculo das resistividades dos materiais geológicos em diferentes profundidades. O arranjo Schlumberger, utilizado para a realização deste levantamento, consta de quatro eletrodos cravados na superfície do terreno.
A ideia por trás da aferição do solo usando a eletrorresistividade é simples: o solo é composto por diversos materiais, cada um com uma especificidade diferente, identificáveis pela metodologia. Minerais, argila, areia e a água possuem características únicas que os diferem entre si, tudo o que é preciso fazer para identificá-los é mapear essas diferenças.
Dessa forma, é possível usar um método não destrutivo para mapear os diferentes tipos de solo e para a prospecção de águas subterrâneas.
A utilização da fotografia aérea feita por drones permite o mapeamento de áreas, edifícios e locais de difícil acesso, facilitando as inspeções e o mapeamento. O drone percorre o território fotografando com precisão e qualidade.
Nossa empresa contém equipamentos e profissionais qualificados para este serviço.
Serviços de Engenharia, Gestão, assessoria, consultoria, orientação e assistência ao sistema e ao processo educacional em matérias de planejamento, organização, controle, finanças, integração a Universidade-Empresa para incentivo a pesquisa científica, inovação tecnológica e o ensino (cursos, treinamentos e seminários) para o desenvolvimento empresarial.